Ricardo Freitas - Site

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

HDMI - A confusão esta formada


Esta semana visitei o Blog do Orlando Barrozo, da revista Home Theater, e deparei com uma matéria rica em comentários de um assunto que esta complicando a vida de todo mundo. Diariamente recebo e-mails e ligações de pessoas com duvidas sobre os cabos HDMI que represento e os cabos que estão no mercado, virou uma sopa de letrinhas e números, que confunde a todos, principalmente lojistas e consumidores.

No comentário de duas pessoas que admiro muito profissionalmente, o Vinicius Barbosa Lima e o Cristiano Mazza (dono da Discabos), extrai um breve resumo para orientação das pessoas que sofrem com esta duvida.

O cabo HDMI é um meio passivo de transmissão, cabendo a ele apenas suportar a banda do sinal. Não é o cabo que determina a compatibilidade entre equipamentos. Quem manda na jogada é o Chip HDMI, que vai instalado dentro de cada aparelho, para eles existem versões diferentes, da 1.0 à 1.4, para cabo não, cabo não leva chip.

Os cabos HDMI são classificados (ou deveriam ser), pela norma da HDMI Licensing, pela sua construção e qualidade (largura de banda), e não conforme a versão do chip. Já é obrigatório o uso da nova nomenclatura de classificação de cabos:

  1. Standard - Modelo básico, para sistemas de definição standard (SD), com banda de 4,95gbps.
  2. High Speed - Para sistemas que exigem tráfego intenso de dados (até 10.2gbps), e banda passante de 340Mhz, ou seja 100% compatíveis com imagens Full HD, DTS-HD MA, Dolby True HD e imagens 3D.
  3. High Speed com Ethernet - A mesma descrição do cabo High Speed, com dois canais adicionais, o de retorno de audio e o de Ethernet, que permitem aplicações de interatividade, através do chamado canal de retorno (ARC), sem alteração da largura de banda, ou seja, sem a influencia no sinal de áudio e vídeo.

Fica claro que o que manda no cabo é a largura de banda e não o nome ou apelido que damos a ele. Claro que fica difícil do cliente atestar essa largura ou acreditar no vendedor, por isso, cada vez mais, indicamos ao cliente para comprar cabos de qualidade assegurada ou de empresas idôneas que respeitam o consumidor. Desta maneira eles não serão enganados.

O sinal HDMI 3D ou não, pode ser conduzido até 20 mts., sendo que quanto mais pesado o sinal, menor será sua amplitude. Em relação a testes práticos, o sinal HDMI mais pesado que encontramos hoje seria com 1080p60, 3D e deep color (alto bit rate) e áudio de baixas perdas. Ele pode ser suportado por bons cabos de até 12 mts., alem disso percebemos certa instabilidade no sinal. O sinal com bit rate menor, sempre 3D, consegue chegar até os mesmos 20 mts., possíveis anteriormente.

Um comentário:

  1. Ola Ricardo. O artigo ficou otimo, bem didatico.

    Infelizmente, ainda hoje nao e' possivel identificarmos um cabo olhando apenas para ele pronto.

    Um dado importante e' sobre a montagem. Normalmente consideramos diferencas entre cabos apenas na materia prima ou na contrucao, que em ultima analise vao determinar a largura de banda e a condutibilidade do material. Contudo existe um fator primordial nessa equação: A montagem (ou soldagem do conector).

    Aqueles que ja tiveram curiosidades de abrir um cabo HDMI viram a complexidade dele. Ate hoje, a grande maioria das empresas, soldam o conector HDMI ao cabo. Acontece que praticamente todos fazem soldagem manual, devido a complexidade do conector (soldagem em 2 fileiras com 19 pinos) e' dificil desenvolver uma maquina de solda. Ai esta um grande "gap" da montagem HDMI. Soldando esse conector manualmente, podem ocorrer falahas que ocasionarao em perda de banda ou de qualidade na transmissao de dados. ASSIM< OUTRO ASPECTO A SE LEVAR EM CONTA QUANDO ESCOLHEMOS UM CABO E' A EXPERIENCIA OU EXPERTISE DESSE FABRICANTE. Isso podera lhe dar mais confianca na utilizacao dos cabos.

    Dois fatores a se considerar em relacao a solda sao:
    - padronizacao de montagem: Por mais experiente que um soldador seja, ele sempre estara sujeito a erro.
    - poluicao: Cada vez mais vemos preocupacoes ambientais no mercado, em vista disso, devemos tomar cuidado com a solda que e' formada por chumvo+estanho e na sua queima gera um vapor que alem de fazer mal a saude aumenta o stress ao ambiente.

    Mas entao, o que fazer ?? Como escapar desses problemas ??

    A DISCABOS foi uma das primeiras empresas mundiais a se preocupar com isso, e esse ano lancamos um sistema para montar cabos HDMI sem solda. Alem de dar um padrao a montagem, ou seja, depois de seguir o esquema de montagem, sempre seus cabos estarao iguais, ele possibilita maior resistencia contra o stress mecanico, nao usa nenhum tipo de solda, e propricia montagens personalizadas, no tamanho que for necessario.
    O kit alem de ter ferramenta, cabos e conectores, tambem tem testador de cabos para facilitar a aprovacao do cabo a ser utilizado.

    O Ricardo esta apto para demonstrar essa solucao para que tiver interesse.

    Voces podem saber mais a respeito no site: www.discabos.com.br/fastclick

    abraco.
    cristiano mazza

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog