Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2013

HDMI - Causas de queima de entradas e saidas

Um fato que vem se tornando cada vez mais frequente é aparelhos que tem conexões HDMI com defeito nestas entradas. Sendo que o problema pode acontecer tanto nas entradas das Tvs, projetores, como nas saídas dos aparelhos reprodutores, ou nos dois de uma só vez, e o reparo destas entradas e saídas é sempre complicado pela dificuldade de se conseguir peças de reposição.
Um dos maiores causadores de queima, são as descargas atmosféricas.
Um raio quando atinge o solo pode descarregar centenas de Quilovolt  o que tornam fenômenos altamente destrutivos, principalmente se esta energia penetra nas redes publicas. Com o advento do fenômeno multimídia e da internet nas residencias, praticamente todos os equipamentos estão interligados via sinais de telefonia, sinais advindos de uma conexão de Tv a Cabo ou receptores de satélite  e obviamente todos conectados à rede elétrica  Esta interligação de equipamentos, com sinais oriundos de varias fontes, potencializa ainda mais os efeitos das descargas atmosféricas. A placa de entrada HDMI é a primeira a sofrer as consequências.
Alguns condicionadores de tensão, são providos de uma entrada e uma saída para a conexão de Tv, Tv a Cabo ou TV / Sat, através de conectores tipo F, para a proteção contra descargas atmosféricas induzidas na antena de recepção
O outro grande causador de queima é o manuseio dos cabos com os aparelhos ligados.
É sempre bom lembrar que não é recomendável manusear as entradas e saídas HDMI com equipamentos ligados. São conexões digitais, mantem corrente nos terminais, ao tirar e colocar os cabos com os equipamentos ligados pode causar curto circuito, e ai já era. Lembra daquele coleguinha que trouxe o novo videogame??

Um comentário:

  1. Minha TV LG, reconhece que tem um aparelho ligado na entrada HDMI, mas não aparece o video nem audio, fui mais uma vitima de surto de tensão nas entradas HDMI.
    Roberto Moraes
    roberto.moraes@ymail.com

    ResponderExcluir