Receba novidades por e-mail.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

HDMI - Causas de queima de entradas e saidas

Um fato que vem se tornando cada vez mais frequente é aparelhos que tem conexões HDMI com defeito nestas entradas. Sendo que o problema pode acontecer tanto nas entradas das Tvs, projetores, como nas saídas dos aparelhos reprodutores, ou nos dois de uma só vez, e o reparo destas entradas e saídas é sempre complicado pela dificuldade de se conseguir peças de reposição.
Um dos maiores causadores de queima, são as descargas atmosféricas.
Um raio quando atinge o solo pode descarregar centenas de Quilovolt  o que tornam fenômenos altamente destrutivos, principalmente se esta energia penetra nas redes publicas. Com o advento do fenômeno multimídia e da internet nas residencias, praticamente todos os equipamentos estão interligados via sinais de telefonia, sinais advindos de uma conexão de Tv a Cabo ou receptores de satélite  e obviamente todos conectados à rede elétrica  Esta interligação de equipamentos, com sinais oriundos de varias fontes, potencializa ainda mais os efeitos das descargas atmosféricas. A placa de entrada HDMI é a primeira a sofrer as consequências.
Alguns condicionadores de tensão, são providos de uma entrada e uma saída para a conexão de Tv, Tv a Cabo ou TV / Sat, através de conectores tipo F, para a proteção contra descargas atmosféricas induzidas na antena de recepção
O outro grande causador de queima é o manuseio dos cabos com os aparelhos ligados.
É sempre bom lembrar que não é recomendável manusear as entradas e saídas HDMI com equipamentos ligados. São conexões digitais, mantem corrente nos terminais, ao tirar e colocar os cabos com os equipamentos ligados pode causar curto circuito, e ai já era. Lembra daquele coleguinha que trouxe o novo videogame??

10 comentários:

  1. Minha TV LG, reconhece que tem um aparelho ligado na entrada HDMI, mas não aparece o video nem audio, fui mais uma vitima de surto de tensão nas entradas HDMI.
    Roberto Moraes
    roberto.moraes@ymail.com

    ResponderExcluir
  2. Minha TV está com o mesmo problema. Só espero q não tenha afetado a saída do meu PS4 que estava conectado a ela apesar de tudo desligado estava na tomada. :(

    ResponderExcluir
  3. Já queimei a placa de um Sony 32"com 14 meses de uso, de LG novinho com 3 meses de vida e hoje queimou após uns 7 meses a placa que foi reposta. Ambas eram LED com conexão em cabo HDMI!!!

    ResponderExcluir
  4. Já queimei a placa de um Sony 32"com 14 meses de uso, de LG novinho com 3 meses de vida e hoje queimou após uns 7 meses a placa que foi reposta. Ambas eram LED com conexão em cabo HDMI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yukio, obrigado por visitar meu blog
      No cabo HDMI assim como no USB trafega uma corrente de 5v e as pinagens são bem juntinhas, quando manuseamos o plug com os equipamentos ligados, podemos causar um curto circuito no sistema e queima o chip da placa, o ideal é sempre manusear com os equipamentos desligados, assim evitamos um acidente.

      Excluir
  5. Minha HDMI parou de funcionar após acidentalmente ter batido com a vassoura no pc que estava ligado. A tela ficou escura na hora, provavelmente queimou minha HDMI, a VGA está funcionando normalmente. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fafa
      Obrigado por visitar meu blog
      No cabo HDMI assim como no USB trafega uma corrente de 5v e as pinagens são bem juntinhas, quando manuseamos o plug com os equipamentos ligados, podemos causar um curto circuito no sistema e queima o chip da placa, provavelmente houve uma movimentação no plug e causou o curto. O HDMI não é como o VGA que tem travas, um projeto que acho muito mal feito.

      Excluir
  6. Ola,estava usando o meu not (Samsung) em uma TV também (Samsung) e depois conectei em outra TV (Semp),na mesma hora saiu faisca e pronto,queimou tudo TV e not e o cabo chegou derreter parte onde ia no not(usava conexão HDMI em ambos e só retirei de uma e liguei na outra obs: a Semp estava ligada em estabilizador, o not liguei na mesma tomada do estabilizador!!! Oq pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  7. Ola,estava usando o meu not (Samsung) em uma TV também (Samsung) e depois conectei em outra TV (Semp),na mesma hora saiu faisca e pronto,queimou tudo TV e not e o cabo chegou derreter parte onde ia no not(usava conexão HDMI em ambos e só retirei de uma e liguei na outra obs: a Semp estava ligada em estabilizador, o not liguei na mesma tomada do estabilizador!!! Oq pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson
      Obrigado por visitar meu blog
      Pelo que você narra, provavelmente quando plugou o aparelho fechou curto na placa HDMI, neste cabo trafega uma tensão de 5 volts e os pinos do plug são muito encostados, ao conectar o cabo deve ter entrado em curto. Nunca manuseie este cabo com o aparelho ligado, pode ser um desastre.
      Abs
      Ricardo Freitas

      Excluir

Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...